Gestão de aquisições, suprimentos e contratos - IPOG Brasília

/
0 Comments

É muito comum, nos dias de hoje, a terceirização de projetos ou de partes do projeto. No entanto, você não poderá terceirizar a sua responsabilidade de certificar-se que o projeto está progredindo conforme o esperado.

Nos dias 22, 23 e 24 de Maio de 2015 a turma de engenheiros e arquitetos do IPOG Brasília foi apresentada a área de conhecimento do PMBOK chamada Gerenciamento de Aquisições. Para muitos o tema era totalmente estranho, para outros algo já conhecido. O fato é que todos ficaram surpreendidos positivamente com a possibilidade de vantagens que podem ser obtidas ao se utilizar práticas do gerenciamento de aquisições.

Os processos se tornaram conhecidos e facilmente praticáveis.
  • Planejar as aquisições
  • O processo de documentação das decisões de compras dos projetos especificando a abordagem e identificando os fornecedores em potencial.
  • Realizar as aquisições
  • O processo de obtenção de respostas de fornecedores, seleção de um fornecedor e adjudicação de um contrato.
  • Administrar as aquisições
  • O processo de gerenciamento das relações de aquisição, monitorando o desempenho do contrato e realização de mudanças e correções conforme necessário.
  • Encerrar as aquisições
  • O processo de encerrar todas as aquisições do projeto
Todos sabemos que qualquer trabalho precisa de um mínimo de acompanhamento para ter sucesso, alguns precisam de mais acompanhamento. O importante é saber o que acompanhar e como acompanhar. Os alunos travaram uma batalha interna para identificarem os critérios de avaliação, bem como a forma como os mesmos seriam coletados. Foram necessárias quebras de paradigmas para definição de critérios objetivos e que ao mesmo tempo apresentassem a real situação do andamento da aquisição.

Após decidirem os critérios, foi necessário refletir sobre como comunicar as informações coletadas para as demais partes interessadas no projeto. Para isso criaram alguns exemplos de relatórios:
 
 

Ao final do projeto, realizamos uma sessão de lições aprendidas. Outra ferramenta nova para os participantes. Nesta seção foi possível conversarmos a respeito de tudo o que aconteceu ao longo do treinamento.


Tenho certeza que este momento possibilitou o crescimento dos envolvidos.

Parabéns a esta turma dedicada e participativa
 


Um agradecimento especial ao aluno que me instigou a ser melhor com esta expectativa:


Desejo sucesso a todos.


Você também pode gostar de

Nenhum comentário: