Você, prontamente, lida com os conflitos?

/
0 Comments

Situações de conflitos são rotineiras na vida de qualquer pessoa. Entenda conflito como qualquer divergência de opiniões. O fato é que muitos têm medo de encarar os conflitos. Pensam que a situação pode piorar, que irão fazer mal ao outro, que pode finalizar uma amizade, etc. Sem saberem, conflitos não resolvidos se acumulam, geram raiva e ressentimentos. Pioram e muito a vida de qualquer pessoa.
Então, para encarar o conflito de forma positiva seguem dez orientações:
  1. Confronte o mais rápido possível;
  2. Aborde a ação errada, não a pessoa;
  3. Confronte apenas o que a pessoa pode mudar;
  4. Dê à pessoa o benefício da dúvida;
  5. Seja específico;
  6. Evite o sarcasmo;
  7. Evite palavras como "sempre" ou "nunca";
  8. Se for apropriado, diga como você se sente em relação ao erro;
  9. Dê à pessoa uma estratégia para consertar o problema;
  10. Afirme-o como pessoa e como amigo.

Agora, se você está do outro lado, ouvindo a crítica de forma construtiva, pratique isso:
  1. Mantenha sua humildade;
  2. Encare a crítica diretamente;
  3. Seja específico quanto à questão;
  4. Demonstre as consequências.

Lembre-se sempre de começar o feedback apontando algo positivo, a ação, a intenção positiva, a tentativa de acerto. Demonstre que você percebeu algo de bom na ação. Após, aponte o resultado indesejado identificado por você. Por fim, sugira o que poderia ser modificado e indique um ou vários caminhos para o outro saber como mudar o resultado.
Lembre-se sempre de começar o feedback apontando algo positivo
Antes de começar reflita sobre:
  1. Verifique suas razões;
  2. Certifique-se de que a questão é digna de crítica;
  3. Seja específico;
  4. Não mine a autoconfiança ou a identidade da pessoa;
  5. Não adie críticas necessárias;
  6. Olhe para si mesmo antes de olhar para os outros;
  7. Termine as críticas com encorajamentos.

Tenha claro que seu foco deve ser a evolução contínua, sua e de sua equipe. Resolva os conflitos imediatamente.

Referência: Maxwell, J. C., Minutos de Liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008.


Você também pode gostar de

Nenhum comentário: