4 dicas para receber feedback

/
1 Comments


Pelo dicionário Michaelis, feedback significa "Exame de um ato em execução ou já executado, para a verificação de que é ou foi adequado aos fins em vista, geralmente para efeito de controle".

Nos dias de hoje somos cada vez mais cobrados por qualidade: qualidade nos resultados, qualidade nos projetos, qualidade nas comunicações, qualidade nas interações humanas, etc. Uma das formas de atingirmos a qualidade esperada é, primeiramente, identificarmos o que fizemos diferente "aos fins em vista" e, então, aprendermos com o acontecimento para melhorarmos em uma situação futura.

Este é objetivo do feedback:
Um mecanismo de retroalimentação que nos ajuda em muito para atingirmos a etapa de melhoria contínua.
Feedback é diferente de crítica, o primeiro refere-se a um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento (passagem de informações sem julgamento de valor), já o segundo refere-se a um processo de comunicação para passar nossos valores de certo e errado e geralmente traz consigo a intenção de acusar, julgar e condenar.

É importante que exista uma relação de confiança entre os interlocutores. Imprescindível, também, que a pessoa que vai fornecer o feedback tenha como motivação o fato de contribuir para que ambos cresçam.

Existem diversos artigos, livros, cursos que nos dizem como fornecer e como receber feedback. Invariavelmente, os interlocutores precisam estar preparados para este processo.

Pensando no preparo, seguem algumas dicas para facilitar o processo de feedback:
  • Respire fundo: Você irá frear a reação instintiva de defesa, vai relaxar a musculatura e oxigenar o cérebro; 
  • Ouça com atenção: Não interrompa o interlocutor, não se justifique; 
  • Questione: Se ficar na dúvida questione, compreenda o que está sendo dito, peça exemplos e detalhes. Lembre! Há uma intenção positiva no que o interlocutor está falando, descubra qual é; 
  • Avalie: Entenda o que foi dito e a intenção positiva por trás. Você pode concordar ou não, é uma escolha sua. 
O feedback é uma ferramenta que nos leva à melhoria continua. Precisamos estar preparados para crescer. Precisamos estar preparados para fornecer e receber feedback.

A perfeição pessoal ou profissional se alcança sabendo ouvir bons feedback e melhorando sempre.



Você também pode gostar de

Um comentário:

  1. Estou plenamento de acordo com essa visão, pois expressa a realidade em muitos projetos.

    Taner Morôni

    ResponderExcluir